Para quem trabalha por conta própria, ou trabalha todos os dias para lá chegar, há uma altura do ano perfeita para recomeços e novo planeamento: a entrada em setembro. Com este mês chegam os ventos de mudança e ela não está apenas no ar, as oportunidades de reorganização e mudança são reais.

Com o fim das férias, sejam do próprio empreendedor, sejam de tudo e todos os que o rodeiam, torna-se possível a criação de novas rotinas, o estabelecer de novos objetivos, novas estratégias de realização. E aqui já nem se fala apenas de trabalho, mas também de um reset mental em que a organização pessoal e bem-estar são essenciais para enfrentar um novo ano de muito trabalho e concretizações.

Setembro permite um verdadeiro refresh na vida de qualquer pessoa a lutar pelos seus maiores objetivos, traz uma lufada de esperança, inspiração e novas ambições, que nos deixa com a motivação no auge! É por isso que considero este mês místico e impulsionador, um autêntico ano novo para o empreendedor.

Para tirar o maior partido desta oportunidade de mudança, ficam três condições principais que servirão de base para uma mudança sustentável:

 

1 – ORGANIZAÇÃO MENTAL

O planeamento de novas rotinas será fundamental para “arrumar” a cabeça e retomar o trabalho com qualidade. Chamei-lhes novas rotinas também porque agora é, de facto, a altura certa para decidir implementar novos hábitos que nunca tínhamos experimentado – fosse por receio da adaptação, fosse por nunca encontrar a altura certa. Agora chegou a altura certa!

A oportunidade de começar a tirar uma hora diária só para nós ao fim do dia, passar a acordar às 5.30h, adotar uma alimentação diferente em alguns aspetos, alterar a hora do workout diário, iniciar o nosso novo blogue ou aquele projeto pessoal que idealizamos há tanto tempo e nunca mais ganha vida… Sejam quais forem as mudanças que estão há muito tempo por ser feitas, agora é a altura ideal.

Importante mesmo será sentar, sem mais distrações e durante o tempo que for preciso, e colocar toda a nova rotina em papel, objetiva e rígida. A forma de segui-la já não terá de ser tão rígida, mas esse guia será fundamental para relembrar, a cada dia, quais são os nossos novos planos e organização para cumprir a cada dia.

 

2 – ORGANIZAÇÃO PESSOAL

Aproveitar também a mudança de estação para reorganizar os espaços onde vivemos e onde trabalhamos. A organização e harmonia visual, estar em paz com o que temos à nossa volta, é uma sensação impagável e que faz maravilhas pela nossa clareza mental. Por vezes nem notamos, mas o ambiente e arrumação do espaço em que trabalhamos têm uma influência enorme no nosso desempenho e resultados a que chegamos. A concentração também é consequência de um espaço limpo, organizado e arrumado, e sabemos como ela constitui um fator determinante para as nossas conquistas profissionais.

Além daquilo que os olhos veem, também a nossa consciência dita o nosso estado de conforto e organização, o que significa que a sensação de deveres cumpridos nos vai permitir muito melhores resultados. Para uma consciência tranquila vamos pegar em tudo o que andámos a adiar durante meses e arrumar nesta fase de transição. Sejam aquelas prateleiras mais complicadas em casa, a papelada que andou a acumular, as pastas da saúde, colocar as consultas em dia… E também, não menos importantes, as arrumações “não físicas” como as pastas do computador, a conta de email, a organização das contas familiares, etc. Comprar aquele organizador de documentos há meses à espera, comprar os últimos pormenores de decoração planeados há tanto tempo, fazer aquele álbum de fotos eternamente adiado. No fim deste pequeno esforço tudo saberá a vitória mesmo antes de termos começado a trabalhar! E estaremos mais prontos que nunca para atacar o mais importante.
Reservo o Ponto 3 para o próximo post. Sempre que fizer publicações longas vou preferir parti-las em metades